bet ufcAtualização
Compartilhe

Tecnologia Sustentável transforma casca do camarão em negócio

Startup de Tocantins participou da websérie do Inova Amazônia, programa do Sebrae
PorDa Redação
bet ufcAtualização
Compartilhe

Promover uma química mais limpa, com tecnologia sustentável, gerar renda, inovação e bem-estar. Esse é o motivo pelo qual a Bio6 Sustentável, startup de Tocantins, participou do programa Inova Amazônia, realizado pelo Sebrae Nacional. Esse pequeno negócio é destaque de um dos episódios da websérie sobre o programa, contando o processo de criação e comercialização do produto 5-HMF-Bio, que tem como matéria-prima a casca do camarão. Ele pode ser usado na produção de biocombustível, bioplástico, solventes, resinas, ou ainda como insumos para indústria farmacêutica, de cosméticos e fragrâncias.

“Conhecíamos o Sebrae, sabíamos do potencial, mas não tanto quanto sabemos agora. Boas transformações, tecnologias e soluções só podem ser construídas com muitas mãos, com parceiros”, contou o sócio fundador da Bio6 Sustentável, Éber Eurípedes de Souza. Com a ajuda do Inova Amazônia, a empresa está em processo de expansão e já participou de visitas técnicas e rodadas de negócio no exterior. “Transformar o lixo em um produto que faz a diferença na vida das pessoas é extremamente gratificante”, completa Vivian Souza, outra sócia.

Além da história da empresa Meu Bio6 Sustentável, a websérie conta o desenvolvimento de outras sete iniciativas que participaram do Inova Amazônia. São elas: Pé de Árvore, Deveras, Gin Luar, Acmella, D’Amazônia, Biotech Mudas e Hylaea.

Inova Amazônia

O Inova Amazônia é um programa de geração e desenvolvimento de negócios da bioeconomia na Amazônia que fomenta o crescimento econômico por meio da inovação, sempre em harmonia com a natureza. A iniciativa reúne o que há de mais inovador e atua para promover o desenvolvimento territorial. Assim, o Sebrae busca estimular os empreendimentos e novos negócios a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade. Esse incentivo significa reunir ciência e tecnologia para a geração de negócios que buscam o lucro, respeitando a natureza e os recursos naturais.

-

  • desenvolvimento sustentável
  • Inova Amazônia
  • Sustentabilidade
  • websérie