jogos 3dAtualização
Compartilhe

Startup acelerada pelo Inova Amazônia é vencedora do Desafio Expo Favela 2023

Pequeno negócio inovador do Amapá, Mazodan ganhou destaque com solução inovadora de argamassa sustentável, de baixo custo capaz de gerar impacto social
PorRedação
jogos 3dAtualização
Compartilhe

Astartup Mazodan, de Santana no Amapá, foi a grande campeã do Desafio Expo Favela 2023, transmitido com exclusividade pelo programa “É de Casa”, da TV Globo. A empresa se destacou entre os mais de 20 mil inscritos de todo o país ao apresentar uma solução inovadora e sustentável, capaz de gerar impacto social no ramo da construção civil.

Sob o comando do engenheiro de produção, indígena e amazônida, Michael Carvalho, o pequeno negócio criou a primeira argamassa polimérica sustentável da Amazônia. O produto utiliza sedimentos do rio Amazonas e rejeitos de mineração em sua composição. Além de diminuir os custos de obras na construção civil, também contribuiu para a preservação do meio ambiente.

Em 2022, a Mazodan foi um dos 230 negócios acelerados pelo programa Inova Amazônia. A iniciativa do Sebrae apoia o desenvolvimento de negócios inovadores em bioeconomia, com capacitações, mentorias, bolsas de fomento e conexões dentro do ecossistema do empreendedorismo inovador no país.

Foi durante participação em um evento de empreendedorismo com apoio do Sebrae que Michael teve conhecimento do Expo Favela. “Eu tive a oportunidade de apresentar a nossa solução para os dirigentes da Central Única de Favelas (Cufa) que promovem o Expo Favela. Na ocasião, eles me incentivaram a me inscrever na próxima edição”, relembra.

Segundo Michael, o Desafio foi uma grande oportunidade de mostrar o lado do empreendedorismo social da Mazodan. Após a seletiva nos estados, a empresa conseguiu avançar na competição para ser avaliada por uma bancada de jurados formada por grandes nomes, como Luiza Helena Trajano, presidenta do conselho da Magazine Luiza e do grupo Mulheres do Brasil; Celso Athayde, idealizador da Expo Favela e fundador da Favela Holding, entre outros. Na final, foi o público telespectador que votou pela internet para escolher o grande vencedor.

Para Michael, participar do Inova Amazônia foi fundamental para que a startup estivesse pronta para disputar o Desafio do Expo Favela 2023. “As capacitações do Sebrae nos prepararam tanto na parte da gestão do negócio e empreendedorismo, como também no aprimoramento das nossas apresentações, nossos pitchs. Durante o desafio, eu também contei com o apoio do time do Sebrae com orientações da área de Marketing ”, destaca. O empresário conta que a ideia é multiplicar os R$ 80 mil da premiação para garantir o início das operações do negócio.

O analista de Inovação do Sebrae Nacional Philippe Figueiredo destaca que o objetivo do programa é impulsionar pequenos negócios inovadores que utilizam insumos da Amazônia de forma sustentável. “É um programa que funciona como um radar para encontrar essas iniciativas, ajudando-as a se desenvolverem para acessarem oportunidades maiores, sejam locais, nacionais ou até mesmo internacionais”, explica.

Ele acrescenta que o Inova Amazônia também contribui para a construção de um ecossistema de Bioeconomia no país. “Trabalhamos em parceria com diversos atores, aceleradoras, bancos de fomento, fundações de amparo à pesquisa, universidades, governo”, disse.

Conheça mais sobre o Inova Amazônia. Clique aqui.

  • Bioeconomia
  • Expofavela
  • Inova Amazônia
  • Mazodan