gaming mod
Compartilhe

ELI Summit 2023 impulsiona ecossistemas de inovação do Brasil

Evento internacional acontece no Recife/PE, de 25 a 27 deste mês
PorRedação
gaming mod
Compartilhe

A 2ª edição do Ecossistemas Locais de Inovação (ELI Summit), principal evento nacional voltado para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação, será realizada pelo Sebrae Nacional e o Sebrae/PE nos próximos dias 25 a 27, em Recife (PE).

O encontro, que é uma parceria com a Anprotec e o Porto Digital, conta com conteúdo de classe mundial e uma programação intensa, reunindo líderes do setor produtivo inovador, instituições de pesquisa, mecanismos de inovação, agências de fomento, governos e investidores.

Sob o tema Orquestração de Ecossistemas de Inovação e com foco no compartilhamento de experiências, o ELI Summit 2023 tem curadoria assinada pelo renomado consultor Josep Miquel Piqué. “Esse é um espaço de reflexão para gestores e formuladores de políticas públicas. O grande desafio que temos nos ecossistemas não é criar novos agentes, mas, sim, coordenar esses agentes para assegurar que tenhamos um propósito em comum, que é ativar a inovação econômica e social”, adianta Piqué.

Segundo o gerente de Negócios Inovadores no Sebrae/PE, Thiago Suruagy, os ecossistemas só funcionam com interações das lideranças. “São pessoas que têm a capacidade de articular diferentes interesses em prol do desenvolvimento do território ou ambiente que é comum a todos. Por isso, os líderes dos ecossistemas devem atuar como maestros para conseguir ter maior proveito de cada um dos atores envolvidos no processo”.

“A abordagem Ecossistema Local de Inovação (ELI) ganhou força e o Sebrae Nacional levou essa estratégia para todo o país. O Eli Summit é o momento de conexão de todo esse movimento que acontece no território nacional, não só dos ecossistemas que estão em desenvolvimento, mas também dos que são referência, por isso a importância da parceria com Piqué como curador, que compartilha conosco o know-how construído durante décadas e que nos ajuda a identificar quais são os ecossistemas internacionais que servem de referência para o Brasil”, acrescenta Suruagy. Atualmente, mais de 200 ecossistemas no país estão sendo trabalhados por meio da metodologia desenvolvida pelo Sebrae.

ALI

O ELI Summit 2023 vai contar com a participação de bolsistas do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) Ecossistemas. Atualmente, o projeto conta com quase 100 bolsistas espalhados em todas as regiões do Brasil, que têm a missão de engajar e articular os atores locais em prol do ecossistema. “O ALI é formado por profissionais selecionados por meio de edital, que atuam de forma gratuita para ativar a governança e fomentar a realização do Plano de Ação do ecossistema. Eles são agentes importantes para reforçar e aumentar a maturidade dos ecossistemas locais de inovação”, destaca a analista de Inovação do Sebrae, Raquel Minas.

PALESTRANTES 

Entre os palestrantes internacionais estão Yetunde A. Odugbesan-Omede, professora de Assuntos Internacionais e Ciência Política no Farmingdale State College-State University de NY (EUA), Rafael Popper, head de Educação Executiva em Foresight da University of Manchester e professor adjunto da University of Turku (Finlândia), Santiago Uribe, Chief Resilient Officer de Medellin (Colômbia), Jose Manuel Leceta Garcia, Diretor Geral, Innova IRV Foundation(Espanha).

Já a lista com os nomes de peso nacionais é composta por Silvio Meira, fundador do Porto Digital e cientista-chefe da TDS Company, Moacir de Miranda, coordenador científico do Programa de Inovação e Tecnologia da USP e representante do Brasil no Global Innovation Index (GIL), Adriana Flosi, secretária Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas (SP), Jeferson Cheriegate, diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), e Juliano Richter Pires, secretário de Desenvolvimento Econômico de Florianópolis (SC).

CURADOR

Josep Piqué é presidente executivo do Technova Barcelona – Parque de Inovação La Salle, presidente da Associação Tríplice Hélice e presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP). Até 2015, dirigiu a Oficina de Crescimento Econômico da cidade de Barcelona; trabalhou na transferência desse modelo para outras cidades do mundo como Fortaleza e Eusébio (Brasil), Medelín (Colômbia) e Busan (Coréia do Sul), compartilhando a experiência de presidente da IASP e de Barcelona de acordo com as especificidades de cada Ecossistema de Inovação.

PREMIAÇÃO

O Mérito Bizzotto de Liderança Engajadora será lançado no ELI Summit 2023 e tem por propósito reconhecer aquelas lideranças que fazem a diferença em seus ecossistemas, tanto do ponto de vista técnico quanto de mobilização e engajamento. O nome da premiação é uma homenagem a Carlos Eduardo Negrão Bizzotto, falecido em março deste ano. Bizzotto era um dos profissionais mais qualificados do país no tema de empreendedorismo inovador.

PROGRAMAÇÃO
23 e 24/10: Visitas técnicas aos ecossistemas de inovação no Recife e em Olinda
24/10: Encontro nacional ALI Ecossistemas e Encontro de gestores ELI, na sede do Sebrae PE
25, 26 e 27/10: ELI Summit (palestras, painéis, networking e rodadas de matchmaking/ negociação entre ecossistemas)

SERVIÇO:
ELI Summit 2023
Dias: 25, 26 e 27 de outubro
Local: Armazém 14
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n, Recife, PE
Inscrições:https://www.cfjxdc.com

  • ALI
  • Ecossistema Local de Inovação
  • ELI
  • Eli Summit
  • Inovação