logitech gaming software
Compartilhe

Alckmin destaca investimentos em pesquisa e inovação de negócios da Amazônia

Alinhada ao governo federal, estratégia do Sebrae também incentiva novas tecnologias relacionadas à bioeconomia na região amazônica
PorRedação
logitech gaming software
Compartilhe

Desonerar a exportação e os investimentos, gerando desenvolvimento com sustentabilidade. Essa foi a linha principal apresentada pelo vice-presidente do Brasil e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, na abertura da conferência “Powershoring e a Neoindustrialização verde do Brasil – Perspectivas, Potencial, Políticas”, nesta terça-feira (15), em Brasília. Alckmin destacou que o país atrai investimentos para a produção de etanol e biocombustíveis em diversas rotas ecológicas, reforçando o fomento à pesquisa e inovação, a exemplo do centro de bionegócios da Amazônia.

O Sebrae acredita que a inovação associada ao empreendedorismo faz do país uma grande potência energética.

“Juntos temos que posicionar o Brasil como potência de escala mundial ambiental e energética. Os pequenos negócios brasileiros já dominam um conjunto de soluções e tecnologias desenvolvidas no Brasil, inclusive com escala comercial. Vamos incentivar a utilização da energia verde em toda a cadeia de valor e romper fronteiras”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Para além da diretriz da energia renovável, o Sebrae aposta nos negócios da região amazônica e, desde 2021, promove o Inova Amazônia, iniciativa que apoia propostas com potencial de inovação que incorporem novas tecnologias aos setores relacionados à bioeconomia nos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O mais recente edital, lançado no fim de julho, está com inscrições abertas até 3 de setembro. Leia mais aqui.

A primeira edição do Inova Amazônia, encerrada em 2022, contabilizou mais de 800 inscrições de diversos estados brasileiros. Entre os inscritos, 400 ideias foram selecionadas para a primeira fase e 230 negócios continuaram na segunda fase. Confira os principais resultados:

  • 17% depositaram patente
  • 22% receberam investimento
  • 31% iniciaram processo de internacionalização
  • 56% ampliaram equipe
  • 62% aumentaram faturamento
  • 90% desenvolveram novos produtos

Inova Amazônia

O Inova Amazônia é uma estratégia focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia. A iniciativa tem como objetivo gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores da região e empreendedores de outras localidades.

  • Amazônia
  • Inova Amazônia
  • Inovação