jogos infantil onlineAtualização
Compartilhe

Açaí de Feijó (AC) conquista a primeira Indicação Geográfica para o produto no país 

O reconhecimento do INPI vai abrir novos mercados para os produtores da região
PorRedação
jogos infantil onlineAtualização
Compartilhe

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu aos produtores de açaí do município de Feijó (AC) o primeiro registro de Indicação Geográfica para esse item no Brasil. O açaí produzido na região é considerado por especialistas como o melhor do país devido à sua espessura mais consistente e sabor mais adocicado. O reconhecimento é resultado de estudos desenvolvidos desde 2021 por meio de uma parceria entre Sebrae e o governo do estado do Acre, que identificou as características únicas do produto da região e envolveu lideranças locais, produtores, agricultores e associações. O açaí de Feijó é a 107 IG brasileira reconhecida pelo INPI.

Para a analista de inovação do Sebrae, Hulda Giesbrecht, a conquista é resultado de um longo processo de diagnóstico e estruturação da IG, que resulta na proteção da reputação do nome geográfico e atesta a importância econômica e cultural que o açaí tem na região.

“Em Feijó, o açaí é muito mais que um alimento. Ele conecta as pessoas e faz parte da identidade da população. O açaí de Feijó é uma expressão que pode ser ouvida com muita facilidade em todo território acreano”, comenta.

Segundo Hulda, a conquista da Cooperativa de Produtores, Coletores e Batedores de Açaí de Feijó é um passaporte para o produto alcançar ainda mais espaço no mercado nacional e internacional.

Para o presidente da Cooperativa, José Giovanni Nascimento, registrar a produção que ocorre na cidade é de suma importância para valorizar o trabalho dos produtores. “A IG do açaí é importante em três grandes pilares: o primeiro é não perder a identidade; o outro é a parte econômica e a competitividade do produto e sua valorização de mercado; o terceiro é a sustentabilidade que contribui para manter a “mata em pé”, porque mais de 99% hoje da nossa produção é natural e nativa”, comenta.

Sobre o fruto

O Açaí é uma espécie nativa das várzeas da Região Amazônica, especificamente da Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil (nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Tocantins). Do fruto é extraída a polpa, que pode ser utilizada para a produção de vinho, além de servir como acompanhamento de diversos outros pratos. Na Amazônia, o açaí é consumido tradicionalmente junto com farinha, peixe assado ou camarão.

Pesquisas de laboratório comprovaram que o fruto possui características únicas que contribuem para a saúde. O fruto tem significativas quantidades de antocianina, nutriente responsável pela sua coloração roxa. Essa substância evita a degeneração celular e reduz o risco de problemas cardiovasculares.

O açaí possui grande importância cultural e social nas regiões, onde existem cooperativas que buscam ampliar o escoamento da produção e a qualidade de seus produtos, aumentando assim o preço de venda.

  • açaí
  • IG; Indicação Geográfica;