baixar jogos
Compartilhe

Sebrae Rio presta homenagem ao presidente do Conselho Deliberativo Jésus Costa

Empresário deixa legado inestimável para empreendedores do Rio de Janeiro
PorRedação
baixar jogos
Compartilhe

O empresário, advogado, contador e professor Jésus Mendes Costa faleceu nessa quinta-feira (7). Ele tinha 85 anos e era presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Rio. O velório aconteceu na Funerária Oswaldo Cruz e o enterro no Cemitério Municipal de Petrópolis. Por 22 anos, ele atuou em prol do desenvolvimento de quem empreende no estado do Rio de Janeiro em consonância com o Sebrae. Atento às necessidades do empreendedor, Jésus foi um defensor na facilitação do financiamento para empresários fluminenses e defendia a criação de linhas especiais de crédito para os pequenos negócios.

A parceria entre Jésus e Sebrae começou em 2001, como membro do CDE, representando a Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris do Estado do Rio de Janeiro (FACIARJ). Em 2003, Jésus migrou para a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ), onde permaneceu como membro do CDE até 2009. Em 2011, assume pela primeira vez a presidência do CDE, cargo que ocupou até 2014. Ano passado, foi eleito novamente como presidente do CDE, permanecendo no cargo até o seu falecimento.

“Com uma liderança visionária, por anos contribuiu significativamente para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Estado do Rio de Janeiro. Pela sua formação, Jésus era um apaixonado por defender as causas do empreendedorismo. Ele deixou um impacto duradouro em nosso ecossistema. Sua proativadade e comprometimento com a melhoria contínua deixam um legado valioso para a nossa economia”, disse Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.

Dentro das suas atribuições no Sebrae, Jésus ajudou a deliberar, orientar e coordenar no âmbito do estado do Rio de Janeiro programas técnicos, projetos e atividades de apoio às micro e pequenas empresas, em conformidade com as políticas nacionais de desenvolvimento

O Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal, a Diretoria e os colaboradores do Sebrae Rio se solidarizam com a família e agradecem por todos os anos dedicados à instituição, contribuindo significativamente para o desenvolvimento dos pequenos negócios no estado do Rio de Janeiro. Ele deixa esposa, filhos e netos.

Biografia

Jésus nasceu em 4 de maio de 1938 em Mar de Espanha (MG) e se mudou para Petrópolis em 1958, quando começou a trabalhar em um escritório de contabilidade. Ele se formou em contabilidade dois anos depois e em direito, em 1965, pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Na cidade, ele também foi professor em diversos colégios e atuou no serviço público como Secretário Municipal de Administração. Também foi superintendente da Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal).

Durante a carreira, ainda foi presidente da Associação Comercial Industrial e Rural de Petrópolis (ACIRP) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ), vice da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris do Estado do Rio de Janeiro (FACIARJ), e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Também esteve à frente da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP).

Em 1963, Jésus Mendes Costa fundou a rede de supermercados ENSA e, anos depois, foi sócio da rede ABC.
Jésus foi agraciado com o título de “Cidadão Petropolitano”, concedido pela Câmara Municipal de Petrópolis e a “Medalha Tiradentes”, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro.

Jésus Mendes era um empresário comprometido com o social, sempre defendendo o desenvolvimento econômico, um sistema financeiro não monetarista, uma reforma das Leis Trabalhistas que permitisse a priorização da livre negociação entre patrões e empregados e de um sistema tributário menos burocrático, mais abrangente, com alíquotas reduzidas, permitindo o crescimento das empresas, verdadeiras geradoras de riquezas e consequentemente, de justiça social.

Cargos que ocupou ao longo dos anos de carreira

Presidente da Associação Comercial Industrial e Rural de Petrópolis (ACIRP); vice-presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris do Estado do Rio de Janeiro (FACIARJ); representante da FACIARJ na Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); membro do Conselho de Beneméritos da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris do Estado do Rio de Janeiro; membro do Conselho de Desenvolvimento de Petrópolis; membro do Conselho de Turismo de Petrópolis; membro do Conselho Regional do Sebrae; membro do Conselho Municipal de Preservação, Urbanismo e Meio Ambiente; membro do Conselho Superior de Administração da Universidade Católica de Petrópolis; membro do Conselho Econômico da Diocese de Petrópolis; membro do Conselho de Curadores da Fundação D. Manoel Pedro da Cunha Cintra (FUNPEC); membro do Conselho de Curadores Fundação Parque de Alta Tecnologia de Petrópolis (FUNPAT); membro do Conselho de Patronos da Universidade Católica de Petrópolis; membro da Comissão Municipal de Empregos de Petrópolis; membro da Comissão da Lei de Uso e Ocupação do Solo de Petrópolis (LUPOS); membro do Conselho Gestor do projeto “Petrópolis Tecnópolis”; vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ); presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio.

  • Conselho Deliberativo
  • Jésus Mendes Costa
  • Rio de Janeiro