copa do brasil 2022 jogosAtualização
Compartilhe

Sebrae cria plataforma nacional de atendimentos por videochamada

Além de padronizar atendimento aos empreendedores, a novidade conta com uma estratégia de relacionamento e lembretes aos donos de pequenos negócios sobre agendamentos marcados
PorRedação
copa do brasil 2022 jogosAtualização
Compartilhe

A Central Nacional de Relacionamento do Sebrae passa, a partir de agora, a realizar os atendimentos ao cliente por meio do recurso da videochamada, unificando um serviço que já vinha sendo oferecido por 25 das 27 unidades da federação. A intenção é potencializar essa plataforma que, em 2022, contabilizou cerca de 5 mil atendimentos, seguindo uma tendência fortalecida após a pandemia, onde as pessoas têm buscado atendimentos por meio digital.

Segundo André Chanpan,trainee da Unidade de Relacionamento com o Cliente, um dos principais benefícios da plataforma unificada é a padronização do atendimento, sem perder a personalização dos estados. “Hoje, todos os clientes dos estados que estão integrados na Central têm a oportunidade de acessar os consultores do Sebrae com o mesmo nível de conteúdo, instrução e o mesmo material. Cada estado pode indicar outros materiais desenvolvidos por eles para que o consultor possa se apropriar”, comenta André.

Além disso, por meio da Central é possível adotar uma estratégia de comunicação com o cliente mais assertiva. Assim que o cliente agenda o atendimento, já é enviada para ele uma comunicação de confirmação. Um dia antes, ele recebe uma ligação confirmando o agendamento e minutos antes da reunião ele recebe um e-mail de lembrete.

“Ainda não é possível comparar números, já que a migração completou apenas dois meses. Mas, na experiência anterior chegamos a um nível de 60 a 70% de clientes que não apareciam. Hoje, diminuímos esse cenário para 40 a 50% e percebemos uma tendência de queda desse número”, disse.

O atendimento é feito por meio de uma plataforma de vídeo, onde é possível fazer a gravação de todo o atendimento para maior controle. Os temas mais procurados pelos empreendedores são: “Por onde começar o meu negócio?”; “Como construir um plano de ação eficaz”; e “Desenvolva missão e valores da sua empresa”.

-

Temos em torno de 33 assuntos que podem ser selecionados na hora do atendimento, desde os mais complexos até os mais tradicionais”, afirmou André Chanpan.

O agendamento pode ser feito de diversas maneiras. Acessando o portal Sebrae, quem empreende encontra um botão de chamada nas áreas “Fale Conosco” e na aba “empreendedores”. Mas também é possível acessar por meio da página sebrae.com.br/atendimentoonline ou agendar via 0800.

  • atendimento
  • Relacionamento com o cliente
  • videochamada