slots twitchAtualização
Compartilhe

Missão em Angola: encontro debate prioridades para cooperação em favor do empreendedorismo

Evento discutiu a temática no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
PorRedação
slots twitchAtualização
Compartilhe

O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Cooperação (ABC), CPLP e Inapel realizou o II Diálogo sobre Pequenos Negócios e Empreendedorismo no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A ação ocorreu em Luanda, capital de Angola, no período de 22 a 24 de novembro, e teve o propósito de estreitar a relação entre as instituições de apoio aos pequenos negócios dos países da Comunidade.

A proposta do II Diálogo sobre Pequenos Negócios e Empreendedorismo no âmbito da CPLP é avançar nas discussões sobre a definição das ações prioritárias para a cooperação e intercâmbio de conhecimentos, que resultem em benefícios de curto e médio prazo. Entre as melhorias projetadas estão: desenvolvimento institucional das entidades de apoio; reforçar a oferta de serviços de apoio aos pequenos negócios dos Estados membros; ampliar a capacidade de intercâmbio em matéria de proposição de políticas públicas para o segmento dos pequenos negócios e empreendedorismo em nível da CPLP.

Além desses objetivos há o propósito de definir um mecanismo permanente de consultas e concertação, à semelhança do fórum criado pelas Agências de Promoção de Investimento; estabelecer agendas de cooperação em áreas estratégicas, como, por exemplo, inclusão digital, marcos legais, educação empreendedora, capacitação empresarial, desenvolvimento territorial e identificar e fomentar oportunidades de cooperação econômica, técnica e tecnológica entre donos de pequenos negócios dos países membros.

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Carlito Merss, destacou a importância do evento. “Considero esse encontro fundamental para, inclusive, divulgar o modelo do Sebrae aqui no Brasil. Todos esses países da comunidade de língua portuguesa têm no Sebrae, quase que uma referência para reduzir a informalidade e melhorar a qualidade dos empregos. Acho que isso ficou evidente nesses três dias de debates que fizemos em Luanda”, comentou.

O Diretor Superintendente do Sebrae São Paulo e um dos presentes na missão, Nelson Costa, classificou o momento como importante para as trocas de conhecimento entre as instituições presentes. “O Sistema Sebrae está de parabéns. O II Diálogo sobre Pequenos Negócios e Empreendedorismo trouxe reflexões importantes. Temos muitos desafios comuns. Um evento de grandes oportunidades tanto no campo da cooperação técnica como nas relações comerciais para propiciar acesso à mercados às Micro e Pequenas Empresas (MPE) brasileiras, bem como às MPE dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, ressaltou.

Promoção de Ambientes Favoráveis de Negócios

Durante o II Diálogo, o Sebrae realizou um seminário sobre o tema “Promoção de Ambientes Favoráveis de Negócios”. O objetivo da ação foi gerar conhecimento mútuo sobre a temática com discussões participativas sobre políticas públicas destinadas à promoção de um ambiente favorável. Na oportunidade, o grupo dialogou sobre o conceito tema, os principais aspectos e as condições de implementação de um ambiente de negócio favorável. O seminário contou com a participação de técnicos de todas as instituições convidadas.

  • Angola
  • Diálogo sobre Pequenos Negócios e Empreendedorismo
  • Inapel
  • Luanda