jogos iso ps2
Compartilhe

Websérie conta histórias de empresas que fomentam o crescimento econômico na Amazônia

A produção lançada em audiovisual abre o novo ciclo do programa Inova Amazônia, iniciativa do Sebrae que potencializa o empreendedorismo na região
PorDa Redação
jogos iso ps2
Compartilhe

Durante o Nordeste On – Neon, realizado no Maranhão nos dias 1 e 2 de junho, foi lançada uma websérie para celebrar a chegada do novo ciclo do Inova Amazônia. Composta por produções de aproximadamente cinco minutos, cada episódio da série foi gravado em um estado participante do projeto (Amazonas, Roraima, Amapá, Maranhão, Tocantins, Pará, Acre e Rondônia).

A jornada vai apresentar as histórias de oito empresas que fizeram parte da primeira edição do Inova Amazônia. São elas: Meu pé de árvore, Deveras, Gin Luar, Bio6, Acmella, D’Amazônia, Biotech Mudas e Hylaea.

O primeiro episódio da websérie conta a história do “Meu Pé de Árvore”, projeto de Rondônia que viabiliza o financiamento de pessoas e empresas parceiras para restauração de ecossistemas amazônicos. Além de contar com o apoio de agricultores familiares e comunidades da região.

Essa prática estimula a produção agroecológica de alimentos e de produtos da bioeconomia amazônica, proporcionando a manutenção de importantes serviços ecossistêmicos essenciais para a manutenção da vida no planeta.

Diogo Hungria, biólogo e empresário responsável pela iniciativa, conta que a ideia surgiu de um questionamento que ele tinha desde a época da faculdade. “De alguma forma, temos que fazer com que valha mais plantar árvores do que derrubá-las. Temos que transformar o ato de plantar essas árvores em um negócio”, afirma Diogo, ao lembrar que o trabalho realizado não só é uma restauração de áreas degradadas, mas também uma renovação social para as pessoas envolvidas.

Biodiversidade amazônica

Já no último episódio, a série desembarca no Acre para apresentar a Ibogaína, uma substância extraída de plantas que age contra o vício em drogas, depressão e até o Parkinson. Essa é a história da Hylaea, uma empresa que atua no segmento de pesquisa e desenvolvimento de insumos farmacêuticos ativos a partir da biodiversidade da Amazônia.

Graduado em Farmácia, mestre e doutor em Química de Produtos Naturais e PhD em Biotecnologia e Síntese Orgânica, Ricardo Marques está à frente da Hylaea e se dedica há mais de 20 anos à busca de novos fármacos a partir das plantas.

“Nós nos propomos a sintetizar a Ibogaína com fontes alternativas e sustentáveis para produzir um produto de altíssima qualidade em território nacional. Vamos desenvolver todas as pesquisas de desenvolvimento do produto”, explica Ricardo.

Quer conhecer mais sobre os projetos apresentados na websérie? Os dois primeiros episódios que contam histórias de empresas que atuam para mudar os rumos da economia na região Amazônica já estão disponíveis no canal do Sebrae no Youtube. Dois novos episódios serão veiculados a cada semana. Acesse este link e assista.

Confira a programação:
Ep 3 – 10/06 – GynLuar
Ep 4 -13/06 – Bio6
Ep 5 – 17/06 – Acmella
Ep 6 – 20/06 – D’Amazonia
Ep 7 – 23/06 – Biofábrica
Ep 8 -27/06 – Hylaea

O que é o Inova Amazônia?

É um programa de geração e desenvolvimento de negócios da bioeconomia na Amazônia que visa fomentar o crescimento econômico com inovação, sempre em harmonia com a natureza. Uma iniciativa que busca potencializar o empreendedorismo na Amazônia Legal a partir da bioeconomia, reunindo o que há de mais inovador e atuando para promover o desenvolvimento territorial.

Assim, o Sebrae espera estimular os empreendimentos e novos negócios a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade. Esse incentivo significa juntar ciência e tecnologia para a geração de negócios que buscam o lucro, mas respeitando a natureza e os recursos naturais.

Em 2023, o Inova Amazônia vai lançar a sua 2ª edição com os nove estados da Amazônia Legal. “Serão dois módulos, um mais focado em geração de novos negócios e o segundo direcionado para a aceleração de empresas já existentes. Além disso, continuaremos apoiando os empreendedores da primeira edição com ações de marketing digital e conexão com o mercado”, adianta o gestor nacional do programa, Thyago Gatto.

  • Inovação Amazônia
  • NEon; Nordeste; startups
  • websérie