Fortune TigerAtualização
Compartilhe

Cinco dicas para produzir matérias e concorrer ao Prêmio Sebrae de Jornalismo

Inscrições terminam em 5 de junho para as quatro categorias: Texto, Áudio, Vídeo e Foto
PorDa Redação
Fortune TigerAtualização
Compartilhe

O Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas até 5 de junho. Ainda dá tempo de produzir trabalhos para concorrer. Serão vencedoras as melhores reportagens nas quatro categorias (Texto, Áudio, Vídeo e Foto) que tratem de empreendedorismo com foco nos pequenos negócios.

Haverá também um prêmio especial para o melhor conteúdo que abordar o tema “empreendedorismo social”, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo (escolhido entre os ganhadores de cada categoria na etapa nacional). Inscrições devem ser feitas pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br. Confira dicas para produzir reportagens sobre alguns dos temas do prêmio.

1) Entendao conceito e a importância dos pequenos negócios (Microempreendedores Individuais, microempresas e empresa de pequeno porte): representam 99% das empresas do Brasil, foram responsáveis por cerca de 80% dos empregos gerados no país em 2022, beneficiam direta ou indiretamente mais de 40% da população e respondem por 30% do PIB.

2) Busque dados oficiais e pesquisas sobre os pequenos negócios e empreendedorismo. Alguns exemplos de onde encontrar:
Data Sebrae:https://www.aizhiniao.com
ASN:www.ilyyt.com
Receita/Simples Nacional: https://www.gxguolu.com
Portal do Empreendedor: https://www.fzsxjz.com
O Sebrae no seu estado

3) Escute fontes variadas, como especialistas, personagens e outras vozes importantes dentro do tema da reportagem.

4) Invista em impacto visual: boas fotos (se couber no seu formato) enriquecem o material e podem ser inscritas pelo fotógrafo na categoria “Foto” do prêmio.

5) Divulgue um serviço, se possível, para donos de pequenos negócios que podem vir a ser impactados pelo seu conteúdo, mostrando opções de capacitação, treinamentos e outras dicas de como avançar no empreendedorismo.

Saiba mais em www.premiosebraejornalismo.com.br.