7up7downhttps://www.ilyyt.comAcesse conteúdos jornalísticos, nos mais variados formatos, focados na informação como aliada das micro e pequenas empresasFri, 09 Feb 2024 19:34:03 +0000pt-BRhourly 1 https://wordpress.org/?v=6.2.47up7downhttps://www.ilyyt.com/arquivo/itapevi-tera-atendimento-gratuito-do-sebrae-movel/Wed, 07 Feb 2024 21:01:07 +0000https://www.ilyyt.com/?p=7090Para os Microempreendedores Individuais (MEIs) e para quem tem vontade de começar a empreender na zona norte, o Sebrae Móvel estará na região no dia 18 de fevereiro. O atendimento é gratuito.

A unidade do Sebrae Móvel estará disponível para todos que queiram mais informações sobre como começar um novo empreendimento ou para tirar dúvidas dos seus negócios.

Entre os destaques dos serviços oferecidos está o auxílio para o envio da Declaração Anual Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). A entrega é obrigatória para que o MEI continue suas atividades sem restrições.

Na declaração, o empreendedor informa o valor do seu faturamento bruto do ano anterior. O não envio da declaração dentro do prazo estipulado (31 de maio) enseja multa a ser paga pelo MEI.

Mesmo quem estiver inadimplente com o recolhimento mensal de tributos precisa entregar a declaração anual. Ao ficar inadimplente, o empreendedor corre o risco de perder todos os benefícios previdenciários assegurados ao MEI, como auxílio-doença, licença-maternidade, pensão por morte, aposentadoria.

-

SERVIÇO

Sebrae Móvel em Itapevi

Data: 18 de fevereiro

Endereço Rua Samuel da Rocha Galvão, 200 – Cidade da Saúde

Horário: das 11h às 17h

]]>
7up7downhttps://www.ilyyt.com/arquivo/capital-tera-atendimento-gratuito-do-sebrae-movel/Wed, 07 Feb 2024 18:27:39 +0000https://www.ilyyt.com/?p=7084Para os Microempreendedores Individuais (MEIs) e para quem tem vontade de começar a empreender na zona norte, o Sebrae Móvel estará na região nos dias 15 e 16 de fevereiro. O atendimento é gratuito.

A unidade do Sebrae Móvel estará disponível para todos que queiram mais informações sobre como começar um novo empreendimento ou para tirar dúvidas dos seus negócios.

Entre os destaques dos serviços oferecidos está o auxílio para o envio da Declaração Anual Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). A entrega é obrigatória para que o MEI continue suas atividades sem restrições

Na declaração, o empreendedor informa o valor do seu faturamento bruto do ano anterior. O não envio da declaração dentro do prazo estipulado (31 de maio) enseja multa a ser paga pelo MEI.

Mesmo quem estiver inadimplente com o recolhimento mensal de tributos precisa entregar a declaração anual. Ao ficar inadimplente, o empreendedor corre o risco de perder todos os benefícios previdenciários assegurados ao MEI, como auxílio-doença, licença-maternidade, pensão por morte, aposentadoria.

-

SERVIÇO

Sebrae Móvel na Zona Norte

Data: 15 e 16 de fevereiro

Endereço: Rua Canhoba, 463 – Vila Fanton – Igreja Adventista do Sétimo Dia

Horário: das 10h às 16h

-

]]>
7up7downhttps://www.ilyyt.com/arquivo/lagoa-grande-do-maranhao-ganha-sala-do-empreendedor/Tue, 06 Feb 2024 18:38:38 +0000https://www.ilyyt.com/?p=7123“A Sala é uma grande conquista para o município e para todos nós aqui da cidade. Agora, nós temos um local em que podemos fazer um curso, ter uma assessoria de gestão financeira do nosso negócio, ou mesmo para obter informações sobre como abrir um negócio. Isso nos ajudará muito a alavancar as nossas vendas”, comemora o empreendedor Clésio Passos.

Clésio Passos foi convidado pela prefeitura municipal para representar todos os empreendedores de Lagoa Grande do Maranhão durante a cerimônia de abertura da 1ª Feira do Empreendedor do município. A Feira teve em sua programação, a inauguração da 18ª Sala do Empreendedor local, ação que conta com parceria do Sebrae por meio da Unidade de Negócios de Bacabal.

Com serviços que vão desde a formalização de negócios até orientações sobre gestão e acesso a linhas de crédito, além de assessoria técnica ao empreendedor local, a Sala do Empreendedor visa simplificar processos como abertura e fechamento de empresas, emissão de documentos e outros que facilitam o caminho para o sucesso empresarial.

“A partir de agora, os empreendedores de Lagoa Grande do Maranhão poderão acessar os serviços da Sala, que vão desde a formalização até assuntos relacionados ao acesso ao crédito, capacitação e outros, que irão fortalecer cada vez mais o ambiente de negócios e o empreendedorismo no município, afirma Adalberto Fraga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae Bacabal

Estiveram presentes no evento, representando o prefeito municipal, a primeira-dama Helenilda Adelino; Marina Lavareda, gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae; o gestor Estadual das Salas do Empreendedor, Campos Júnior; o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Bacabal, Adalberto Fraga; Karina Lima, subsecretaria da Secretaria de indústria e Comércio, além de assessores do governo do estado e representantes de entidades bancárias. A Sala do Empreendedor de Lagoa Grande do Maranhão está localizada no Mercado Municipal, contando com uma Agente de Desenvolvimento. O funcionamento será de segunda a sexta-feira em horário comercial.

“Entregamos à comunidade a Sala do Empreendedor, porque acreditamos que esse dispositivo é uma forma contribuir com a geração de emprego e renda, fortalecendo a gestão dos pequenos negócios. Eu estou muito empolgada com a vinda dessa Sala para cá, e enquanto poder público municipal, nós iremos dar todo apoio e suporte necessário para o sucesso dos nossos empreendedores”, afirmou a primeira-dama do município, Helenilda Adelino.

A Sala é um recurso valioso, atuando na oferta de orientação, capacitação e suporte para aqueles que buscam iniciar ou expandir seus empreendimentos.

“Inauguramos mais uma Sala do Empreendedor, que é um equipamento de desenvolvimento de soluções empresariais e de orientação ao empreendedor. É uma iniciativa para valorizar, apoiar e impulsionar os sonhos empreendedores, além de fomentar o crescimento econômico sustentável na região”, afirma Marina Silva, gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae Maranhão.

Cidade Empreendedora – A Sala do Empreendedor de Lagoa Grande do Maranhão é  fruto do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Sebrae, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC), e a Prefeitura Municipal.

Em vigor desde 2020, o programa oferece uma gama de soluções direcionadas aos microempreendedores e às gestões municipais, abrangendo eixos como Compras Governamentais, Sala do Empreendedor, Atores do Desenvolvimento, Desburocratização e Empreendedor do Futuro.

No lançamento do III Ciclo do Programa Cidade Empreendedora, em 2023, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância do programa para os 70 municípios contemplados. “Esta é uma importante parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae. O Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, concluiu o governador.

Júnior Marreca, secretário de Estado da Indústria e Comércio (SEINC), enfatiza a determinação do governador Carlos Brandão de levar ferramentas e soluções de desenvolvimento e de empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão. “É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações que, através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário.

]]>
7up7downhttps://www.ilyyt.com/arquivo/chegou-o-carnaval-voce-ja-sabe-como-empreender/Tue, 06 Feb 2024 18:36:11 +0000https://www.ilyyt.com/?p=7115Em meio à efervescência da festividade, que proporciona alegria e diversão, o Carnaval revela-se também como uma excelente oportunidade de empreendedorismo. São diversas as opções de negócios que podem surgir nessa época e proporcionar uma renda extra ao empreendedor.

Os foliões, personagens principais da festa, estão sempre em busca de novidades e não hesitam na hora de gastar um pouco mais para garantir a diversão. Seja com fantasias e adereços, peças inovadoras para compor o look perfeito, seja com a compra de bebidas e alimentos, a festividade sempre tem o que oferecer para esse público que aguarda com expectativa o período momesco.

Além dessas oportunidades, o Carnaval oferece uma série de vantagens para quem quer faturar um pouco mais ou iniciar um pequeno negócio.

“Empreender no Carnaval pode ser uma grande e lucrativa oportunidade. Independentemente da área em que o empreendedor decida empreender, é importante fazer uma pesquisa de mercado detalhada, entender as necessidades do público-alvo e planejar cuidadosamente a estratégia de negócios para aproveitar ao máximo as oportunidades que o Carnaval oferece”, explica Maurício Lima, gerente da Unidade de Negócio do Sebrae em Santa Inês.

-

DICAS PARA EMPREENDER COM SUCESSO NO CARNAVAL

E foi pensando nisso, que o Sebrae Santa Inês elencou 10 dicas estratégicas para o empreendedor fazer do Carnaval um momento de festa e bons negócios. Confira:

1. Planejamento antecipado: Antes do Carnaval, faça um planejamento detalhado das suas atividades comerciais durante esse período. Estime custos, preveja a demanda esperada e defina metas realistas.

2. Controle de estoque: Avalie cuidadosamente quais produtos serão mais procurados durante o Carnaval e ajuste seu estoque de acordo. Evite estoques excessivos que podem resultar em desperdício ou falta de liquidez.

3. Segurança dos produtos: Se você estiver vendendo produtos físicos, como alimentos ou itens de festa, certifique-se de que estão armazenados adequadamente para garantir a segurança alimentar, qualidade e segurança para o seu cliente.

4. Marketing e promoção: Invista em estratégias de marketing e promoção para atrair clientes durante o Carnaval. Use as redes sociais, campanhas de e-mail marketing e publicidade local para divulgar suas ofertas e eventos.

5. Atendimento ao cliente: durante o Carnaval, esteja preparado para lidar com um volume maior de clientes. Treine sua equipe para oferecer um atendimento de qualidade, garantindo que os clientes tenham uma experiência positiva e voltem no futuro.

6. Segurança financeira: Mantenha um controle rigoroso das finanças do seu negócio durante o Carnaval. Acompanhe de perto as despesas e receitas, evitando gastos desnecessários e garantindo que seu negócio seja financeiramente sustentável.

7. Parcerias e colaborações: Considere estabelecer parcerias com outros negócios locais para ampliar sua base de clientes durante o Carnaval. Isso pode incluir colaborações em eventos, promoções conjuntas ou a criação de pacotes de produtos e serviços.

8. Flexibilidade e adaptação: Esteja preparado para se adaptar às mudanças nas condições de mercado e na demanda durante o Carnaval. Esteja aberto a ajustar sua estratégia conforme necessário para maximizar as oportunidades e minimizar os riscos.

“Ao seguir essas estratégias, os empreendedores podem minimizar os riscos e aproveitar ao máximo as oportunidades comerciais durante o Carnaval”, reitera Maurício Lima, gerente Sebrae em Santa Inês.

]]>
7up7downhttps://www.ilyyt.com/arquivo/empreendedores-sao-capacitados-pelo-sebrae-para-receber-folioes-durante-o-carnaval-em-grajau/Mon, 05 Feb 2024 19:55:19 +0000https://www.ilyyt.com/?p=7085Potência no Carnaval do interior, a região central do estado se prepara para receber foliões do Maranhão e outras localidades. Em Barra do Corda, por exemplo, a expectativa é movimentar de 15 a 30 milhões de reais no período do Carnaval. Grajaú, por sua vez, vem investindo em tornar a cidade uma opção para curtir a festa.

Para tanto é necessária uma boa preparação. Para auxiliar os empreendedores a aproveitar melhor a festa, a Unidade de Negócios do Sebrae em Grajaú, em parceria com as prefeituras de Grajaú e Barra do Corda, por meio das Salas do Empreendedor, promoveu capacitações voltadas para desenvolver técnicas de atendimento e para melhorar a precificação dos produtos que serão vendidos durante os dias de folia.

Já tradicional na região, o Carnaval de Barra do Corda vai contar com três circuitos de festa e mais de 100 trabalhadores. Para o coordenador de Turismo, Luan Dayno, a capacitação é fundamental para o desenvolvimento do turismo local. “Muito importante para o pessoal que vai trabalhar carnaval, para que eles aprendam a precificar os seus produtos, e o outro é ver o atendimento ao cliente, com suporte integral, um curso 100% gratuito”, reforça o coordenador.

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Barra do Corda capacitou 20 empreendedores.

Em Grajaú, as oficinas contemplaram os trabalhadores dos setores de alimentação e bebidas. “A gente, da Comissão Organizadora do Carnaval Praça 2024, acha esse movimento muito importante para trabalhar a qualificação do nosso Carnaval. Isso vai refletir na expectativa do cliente, das pessoas que estarão visitando o nosso Carnaval, fazendo com que eles sejam bem atendidos com profissionalismo”, avalia o secretário de Turismo de Grajaú, Ricardo Tamanini.

O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Grajaú, André Veras, destaca que esse trabalho de capacitação é contínuo e que a experiência do Carnaval deve ser levada para outras datas festivas. “Esses empreendedores estão participando de capacitações na área de atendimento ao cliente e de formação de preço, para cada vez mais atender o nosso turista”, destaca.

O vendedor ambulante Igor Coelho, aluno participante das oficinas, ressaltou que a capacitação é fundamental para desenvolver ainda mais o atendimento oferecido. “É uma satisfação estar participando de um curso desse, para desenvolver mais o atendimento e o trabalho da gente”, afirmou.

]]>
7up7downhttps://www.ilyyt.com/arquivo/empreendedoras-organizam-desfile-de-moda-sustentavel-e-apostam-no-carnaval-como-oportunidade-de-negocios-em-sao-luis/Fri, 02 Feb 2024 18:50:27 +0000https://www.ilyyt.com/?p=7065No período momesco, já diz a canção, o folião esquece a amargura e mergulha na festa com disposição e alegria. Mas também há quem não perca a oportunidade de fazer negócios e ganhar um extra, já que a festa movimenta uma ampla cadeia de negócios e gera dividendos para as empresas, especialmente os pequenos negócios.

Criatividade e aposta no consumo consciente e responsável marcam desfile organizado pelo CPDMODA em São Luís

No Maranhão, além de celebrar a cultura e as tradições, alavanca setores como turismo e a economia criativa, impactando segmentos como alimentos e bebidas, saúde e segurança, hotelaria, bares e restaurantes, gastronomia, entretenimento e assessórios gerando empregos, estimulando fortemente o comércio em geral.

Em São Luís, o coletivo de moda autoral CPDMODA, aproveita a folia para uma ação inovadora. O grupo programou um desfile sustentável, o Carnaval Fashion CPDMODA, que acontece neste sábado magro, no LA Ville Mall, no bairro da Ponta D’Areia (Península), das 19h às 20h.

Organizado por Berê Oliveira, idealizadora do CPDMODA e da Berê Oliveira Modas, a coleção segue a pegada da sustentabilidade e promove o consumo circular (upcycling). O desfile contempla peças em jeans usadas (resíduo têxtil), que chamam atenção pela beleza e ineditismo, customizadas a partir de uma calça, da qual são gerados três novos produtos: um short ou saia, uma blusa (opção de top ou cropped) e uma bolsa. Tudo costurado à mão, com muito colorido, embelezado por materiais como linhas coloridas, maxi paetês e brilhos diversos como pede a festa, além do uso de técnicas de destroyed (desfiado), tendência bastante atual.

No tom da folia, Berê Oliveira (CPDMODA) organiza desfile sustentável tecendo caminhos para o mercado da moda no Maranhão

Mercado de moda – O mercado da moda é um dos grandes geradores de oportunidades, de renda, emprego e de negócios no Carnaval e fora dele. Proporcionando um amplo leque de possibilidades, a folia de Momo se configura como um bom momento. Como diz Berê Oliveira: – “Por aqui, vai ter moda, sim, neste Carnaval”.

Dados do Sebrae sinalizam que o mercado brasileiro terminou o ano de 2023 com 6,55 bilhões de peças comercializadas. Parte dessas vendas é resultante do e-commerce – formato impulsionado pela pandemia da Covid-19 que, hoje, se consolidou e se transformou em um importante vetor econômico.

Para que se tenha uma ideia, em 2023, mais de 15 mil lojas físicas foram abertas em todo o País. Em alta, o setor alcançou desempenho 6,8% superior a 2022, movimentando, até o final do ano, cerca de R$ 221,6 bilhões, de acordo com uma pesquisa do IPC Maps, que levou em conta no cálculo despesas realizadas por brasileiros com vestuário, confecções e insumos; calçados; jóias, bijuterias e itens armarinhos (produtos para costura como botões, tecidos e aviamentos).

Preparação das peças do desfile são acompanhadas pessoalmente por Berê Oliveira, em um processo que é a marca do CPDMODA

“Com o desfile, criamos uma vitrine que vai ajudar a vender mais no Carnaval. Vamos expor e comercializar esses produtos e looks no desfile, que terá 20 modelos infantil, infanto juvenil e para adultos. A coleção contempla ideias inovadoras, moda única e inteligente com peças de grande potencial de venda e aceitação pelo consumidor”, frisa Berê Oliveira.

No desfile, Berê revela que estão serão usadas ombreiras confeccionadas em uma Oficina de Laboratório Criativo realizada pelo CPDMODA, que beneficiou 30 pessoas, gerando uma boa oportunidade, já que são peças muito procuradas neste carnaval.

Moda consciente, com propósito e criativa

Atendido pelo Sebrae no projeto Delas Mulher de Negócios, na Unidade de Negócios em São Luís entre 2019 e 2021, o CPDMODA é também um dos destaques das três edições do Mobiliza SLZ e tem tido importante papel na capacitação de pessoas para o setor e com iniciativas que contribuem para a estruturação e fortalecimento dessa atividade econômica, cada vez mais profissionalizada e sustentável. No percurso do Delas, ações de capacitação, de acesso a mercado, mentorias individuais e em grupo, orientações de marketing, seminários e eventos de qualificação contribuíram para fortalecer o grupo e as ações.

“Capacito pessoas de todas as idades em várias áreas deste setor, incluindo deficientes auditivos e decidimos, para este Carnaval, desenvolver e apostar em uma coleção sustentável, inovadora e de apelo comercial, porque o empreendedor da moda precisa de renda para viver. Com orgulho, afirmo que vivemos de moda”, explica Berê Oliveira.

Thalyta Eduarda: talento que une empreendedorismo e criatividade exibe peça que será parte do desfile do CPD Moda

Ela ressalta que o desfile trará, ainda, peças usando técnicas de tie dye, feitas a partir de camisas e blusas ressignificadas para voltar à venda no mercado. “Reciclar, ressignificar e resgatar os resíduos têxteis é  fundamental e importante para o futuro, pois também esse setor é o segundo maior poluidor do planeta, ficando atrás da indústria de petróleo. Para o nosso desfile, não houve a necessidade de comprar insumos, pois trabalhamos com a ideia do aproveitamento, com inovação e criatividade, ajudando a gerar alternativa de mercado para essa grande rede da moda e da economia criativa, visando a oportunizar negócios no Carnaval e em períodos sazonais”, conclui Berê.

Para Mauro Formiga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, ideias criativas como o desfile programado pelo CPDMODA contribuem bastante para dinamizar as vendas no Carnaval. “Além de um planejamento do seu estoque, da divulgação, o empreendedor precisa estar antenado com as tendências do mercado, com a necessidade do cliente, se planejar e buscar ideias inovadoras, diferentes, que possam conquistar clientes e aumentar a rentabilidade do negócio em festas como o Carnaval”, recomendou ele.

]]>
7up7downhttps://www.ilyyt.com/arquivo/sebrae-ms-oferece-capacitacoes-gratuitas-aos-empreendedores-de-bonito/Thu, 01 Feb 2024 12:19:27 +0000https://www.ilyyt.com/?p=13083O Sebrae/MS preparou uma série de capacitações gratuitas para os empreendedores de Bonito que desejam desenvolver suas habilidades nesse início de semestre, a agenda prevê ações de janeiro a julho. Os cursos serão ministrados na sede da Regional Oeste do Sebrae/MS, localizada na Avenida Pilad Rebua, nº2480, com objetivo de orientar os empreendedores sobre como melhorar a gestão do negócio e, dessa forma, alcançar e manter o crescimento da empresa no decorrer do ano.

Uma tática importante para se planejar é estar atento a datas comemorativas que podem trazer lucros aos empreendimentos e como utilizá-las ao seu favor, por isso, como a primeira capacitação que abre a agenda de cursos, no dia 8 de fevereiro, das 18h às 22h, irá acontecer a oficina “Faça mais vendas em datas comemorativas”.

Outra capacitação que irá ocorrer em fevereiro, no dia 22, das 18h às 22h , é a oficina “Seja o profissional do futuro: De olho nas novas Competências”, que tem objetivo promover a reflexão do participante quanto às suas competências técnicas e comportamentais atuais e estimular o desenvolvimento alinhado às tendências do mercado.

Em março, no dia 23, acontecerá a palestra “Seja você sua marca empresarial”, em duas turmas diferentes – uma das 19h às 20h e outra das 20h às 21h. A capacitação ensinará ao empreendedor dicas e técnicas que possibilitam obter um melhor desempenho em relação a marca pessoal, a postura e posicionamento, a apresentar melhor os serviços e a conectar o seguimento empresarial por meio das redes sociais.

Na primeira quinta-feira de abril (4), das 18h às 22h, acontece a oficina “Faça sua estratégia de precificação”, com o objetivo de conscientizar o empreendedor sobre o comportamento de custos, despesas e preço de venda, além de desenvolver habilidades gerenciais que lhe proporcionem as competências para gerar ações de melhoria no desempenho financeiro da empresa. Esta capacitação é ideal para saber se posicionar no mercado competitivo e conquistar uma posição através do controle financeiro.

Seguindo a linha de raciocínio, para complementar as competências a respeito da gestão financeira, acontecerá no dia 18 de abril, das 18h às 22h, o curso “Faça seu fluxo de caixa e controle seu capital de giro”. A intenção dessa ação é auxiliar o participante com a organização do caixa da empresa e, a partir disso, evitar atraso nos pagamentos e possíveis prejuízos.

Iniciando o mês de maio, no dia 2, das 18h às 22h, acontecerá a oficina “Faça vitrines para atrair clientes e vender mais”, que instruirá os participantes sobre as tendências atuais na montagem das vitrines para maior captação de clientes. Além disso, no dia 16, das 19h às 21h, a oficina “Faça gestão de vendas e fidelize seu cliente”, que possibilita a compreensão da importância do planejamento das vendas, previsão, precificação de seus produtos/serviços e os requisitos de um vendedor para qualificar e aumentar as vendas do seu negócio. No dia 30, das 19h às 21h, será realizada a palestra “Faça investimento em marketing digital”, que trará noções sobre os comportamentos dos consumidores modernos, a importância das redes sociais para melhorar a presença digital e aumento das vendas do seu negócio.

Finalizando o semestre com o mês de junho, acontece no dia 6, das 18h às 22h, a oficina “Como atrair e reter talentos” que tem a intenção de levar os participantes a uma percepção mais abrangente do conceito de “talento” e propor estratégias de desenvolvimento e retenção, que viabilizem a permanência dos indivíduos na organização. Por fim, no dia 20 de junho, das 18h às 22h, será realizada a oficina “Seja um bom líder: Como fazer análise de perfil comportamental”, que tem como objetivo ensinar de forma prática como analisar o perfil comportamental dos líderes e liderados de sua equipe.

Serviço:

A sede da Regional Oeste do Sebrae/MS está localizada na Avenida Pilad Rebua, nº2480. As vagas para todas as capacitações são limitadas e as inscrições devem ser realizadas previamente por meio do número (67) 3255-6500 (apenas WhatsApp) ou presencialmente. Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.

]]>
7up7downhttps://www.ilyyt.com/arquivo/sebrae-e-corregedoria-de-justica-alinham-parcerias-para-apoiar-empreendedor-no-maranhao/Wed, 31 Jan 2024 22:13:29 +0000https://www.ilyyt.com/?p=7017O alinhamento de parceria que deverá se refletir na melhoria do ambiente de negócios e em ações para apoiar o empreendedor, especialmente os pequenos negócios, na Grande São Luís e no município de Alcântara e na regularização fundiária no entorno do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA, entre outras ações, foi tratado em reunião realizada hoje (31/01), entre o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, a assessora Jurídica da instituição Juliana Renna, com a juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão, Ticiany Gedeon Maciel Palácio. Também presente, o gerente da Ascom Sebrae, João Torres.

Reunião na Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão sinaliza parcerias para apoiar empresas e empreendedores no estado.

Na pauta, entre os assuntos tratados, formas de atuação convergentes para promover celeridade e facilitar procedimentos como a regularização fundiária e a titulação de terrenos que abrigam empreendimentos na Grande Ilha, na área de retroporto (bairro do Anjo da Guarda) e no município de Alcântara, na área adjacente ao CLA. Além disso, o superintendente traçou um panorama de ações, como os programas de Ética e Integridade Empresarial, executado em parceria com o Ministério Público Estadual, e o Cidade Empreendedora, que tem como parceiro o Governo do Estado, ambos empreendidos pelo Sebrae com expressivos resultados no Maranhão.

“Nesse primeiro alinhamento com a Corregedoria de Justiça do Maranhão discutimos mecanismos para apoiar o empreendedor local, dando a ele condições práticas de crescer economicamente e melhorar sua qualidade de vida. No caso de Alcântara, a regularização fundiária é uma questão crucial, com impactos para o funcionamento do Centro de Lançamento de Alcântara. No município, temos populações que precisam ser inseridas nesse processo de uma forma correta e com a perspectiva de se sentirem envolvidas como protagonistas. O Tribunal de Justiça tem feito a sua parte e o Sebrae também tem buscado trabalhar nesse sentido. Essa discussão vai avançar, culminando com uma parceria estratégica para o nosso estado e para o empreendedor”, assinalou o superintendente Albertino Leal.

Recebidas como importantes as contribuições do Sebrae em ações desenvolvidas pela Corregedoria de impacto para as atividades empresariais, as sugestões levadas deverão ter encaminhamento breve, sendo ressaltada a capacidade de articulação da Instituição, somada a projetos e iniciativas que já contribuem para melhoria do ambiente de negócios e de apoio ao empreendedor maranhense.

Sebrae e Corregedoria de Justiça alinham parceria: da esquerda para a direita: Juliana Renna (assessora jurídica do Sebrae), Ticiany Palácio, juiza auxilizar da Corregedoria; Albertino Leal, superintendente do Sebrae e João Torres, gerente da ASCOM Sebrae

Outro ponto tocado na reunião foram questões ligadas ao Centro de Lançamento de Alcântara, no sentido da regularização da posse no entorno do empreendimento, com o Sebrae colocando-se como parceiro de iniciativas que venham a contribuir nas soluções que são consideradas importantes para o desenvolvimento daquela região e do Estado, a partir da mitigação destes gargalos que impactaram o funcionamento pleno do Centro.

“Com alegria, conversamos com o Sebrae sobre diversos projetos e ações convergentes, entre eles o projeto que temos de regularização do Anjo da Guarda. Ficamos felizes também de começar uma parceria em prol de Alcântara e trabalhando em conjunto com o Centro de Lançamento. Esse vai ser um projeto prioritário em 2024 e, com muita honra, teremos o Sebrae como nosso parceiro”, frisou a juíza Ticiany Palácio.

Como sugestão final, foi sinalizada a criação de um Grupo de Trabalho para identificar ações para serem encaminhadas em conjunto e detalhes da parceria, entendida como fundamental para fortalecer os negócios locais e sua capacidade de geração de oportunidades e dinamismo econômico para o Maranhão. O grupo deverá ser criado nos próximos dias, com participação de técnicos das duas instituições e parceiros, com a finalidade de produzir uma agenda de trabalho comum para os próximos meses.

]]>
7up7downhttps://www.ilyyt.com/arquivo/sebrae-ce-lanca-a-primeira-acao-do-fab-lab-no-estado/Wed, 31 Jan 2024 13:22:56 +0000https://www.ilyyt.com/?p=9985Um grupo de 20 empreendedores estão participando, no Sebrae/CE, de um curso de prototipagem e modelagem de peças com impressoras 3 D. A iniciativa marca a programação inicial do Fab Lab do Sebrae/CE.

Conhecido como um espaço de fabricação digital, o Fab Lab fornece ferramentas controladas pelo computador e materiais para a produção, rápida, de objetos, estimulando a inovação por meio da prototipagem em um ambiente colaborativo.

A ideia da construção do projeto foi uma inspiração do diretor técnico da instituição, Alci Porto, que pretende, no espaço, criar um ambiente democrático e aberto a novas ideias inovadoras.

-Nesse espaço, estudantes, educadores, empresas, profissionais, curiosos e especialistas podem adquirir conhecimento, trocar experiências e utilizar os equipamentos para tornar realidade seus projetos”, reforça.

Os objetivos

Assim, o Fab Lab tem como meta facilitar o acesso a ferramentas de fabricação convencional e digital a seus usuários; Integrar os conceitos da indústria 4.0 ao Fab Lab com o intuito de fornecer um espaço de formação para os profissionais da indústria do futuro; e viabilizar a criação de soluções e produtos baseados no conceito de open design, no qual as empresas e a comunidade possam trabalhar em parceria.

Para o articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de inovação, Herbart Melo, o objetivo do Sebrae/CE é fomentar a criação de uma rede de Fab Lab no Estado, “aproximando os municípios de novas tecnologias e facilitando a prestação de serviços de Inovação às pequenas empresas nas regiões onde um Fab Lab venha a se instalar”, explica

O curso inicial realizado no Sebrae/CE termina nesta sexta-feira, 02/02.

]]>
7up7downhttps://www.ilyyt.com/arquivo/melhoria-continua-para-2024/Fri, 26 Jan 2024 15:16:33 +0000https://www.ilyyt.com/?p=13350
Primeira reunião do ano do CDE do Sebrae Goiás efetivou importantes deliberações (Fotos Silvio Simões)

Foi realizada, na quinta-feira (25/01), a primeira reunião ordinária de 2024 do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás. Liderado pelo presidente do CDE, José Mário Schreiner, o encontro pautou as aprovações de ata das duas últimas reuniões de 2023 (11ª e 12ª), além de receber a presença – como ouvinte – de um membro do Conselho Fiscal do Sebrae Goiás, na oportunidade representado pelo seu presidente, Humberto Rodrigues de Oliveira (Fieg).

Com uma perspectiva de mais de cem novas ações propostas para 2024 o Diretor Técnico, Marcelo Lessa, em conjunto com o Diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, apresentou e demonstrou de forma descontraída o posicionamento da diretoria quanto aos impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho e nos micro e pequenos negócios. Foi abordada a importância de posicionar o Sebrae Goiás entre os protagonistas do desenvolvimento e capacitação de agentes para este cenário da inovação no estado, tendo como alguns de seus desafios a qualificação de mão de obra e o aumento da efetividade nos atendimentos. Como parte deste projeto foram captados 101 novos credenciados em 2023 e já foi realizado um programa-piloto de capacitação em Consultoria para Agentes Locais de Inovação.

Foi solicitada às entidades conselheiras a indicação de um representante para concorrer ao cargo de Conselheiro Fiscal Suplente do Sebrae Goiás, com mandato vigente até 2027. Foi apresentada para apreciação do conselho a proposta de composição da Comissão de Ética pelos conselheiros Márcio Luís da Silva (Facieg), Adryanna Caiado (GoiásFomento) e Eduardo Veras (Faeg), tendo este como coordenador.

O conselheiro Leopoldo Moreira (Facieg) retomou posse como Conselheiro Suplente após afastamento institucional e foi apresentado pelo Diretor Técnico, Marcelo Lessa, e aprovado o calendário de missões empresariais para 2024, atendendo à demanda de diversificação de temas por segmento atendidos pelo Sebrae (comércio, serviços, indústria, agro e políticas públicas).

Na apresentação do relatório quadrimestral de sindicâncias feita pelo gerente da Unidade de Gestão Corporativa, Rodson Marden, foi comunicada a inexistência de sindicâncias para o ano de 2023. Este monitoramento faz parte do 3º pilar do Programa de Integridade Corporativa da instituição (Código de Ética).

A gerente da Unidade de Finanças, Veronice da Silva Costa, fez a apresentação do relatório bimestral de convênios, apresentando um panorama de 135 convênios ativos, sendo 17 para o Ponto de Atendimento ao Parceiro, 113 para a Sala do Empreendedor, 04 de cooperação técnica (sem movimentação financeira), 01 de parcerias (também sem movimentação financeira).

Durante a apresentação do relatório trimestral do monitoramento do orçamento pelo gerente da Unidade de Gestão Estratégica, Francisco Lima Júnior, chamou a atenção o número de 86,2% de recursos aplicados na atividade-fim, representando 113% de execução.

O presidente do CDE, José Mário Schreiner, reconheceu e parabenizou o empenho de todos em 2023 e demonstrou confiança nas ações e resultados propostos para 2024, frisando a importância das ações de integração e aproximação das lideranças com os colaboradores, da clareza e transparência quanto às diretrizes estratégicas e melhoria do clima organizacional, bem como da atenção à melhoria contínua para que não se perca o foco na excelência. Suas palavras foram reforçadas e validadas pelo vice-presidente, André Luiz Rocha (Fieg), e pelos conselheiros Cláudio Carvalho (AGPE), Valdir Ribeiro (FCDL) e Márcio Luís (Facieg).

A reunião foi encerrada com a comemoração dos aniversariantes do mês de janeiro: conselheiros Marco Chaul (Fecomércio) e Helton Faria (Banco do Brasil).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais:Instagram,Facebook,Twitter,YouTubeeLinkedIn

]]>
7up7downAcesse conteúdos jornalísticos, nos mais variados formatos, focados na informação como aliada das micro e pequenas empresas do estado de GoiásFri, 09 Feb 2024 19:46:09 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.2.47up7down Mapa do site

1234